GALERIA ARTISTAS
flag
   
                 

2015

30/05/2015 - 16/08/2015 - "Lugares onde nunca estive" - Claudia Melli
EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL - MAM, Rio de Janeiro

O espaço do foyer do MAM vem sendo utilizado para projetos específicos. Expor no térreo, ladea- do pelo jardim, dá à exposição uma visibilidade especial. Todos que entram no museu passam por ela, mesmo quem está fora, pode ver um pouco o que se passa ali. Lugares onde nunca es- tive de Claudia Melli é sua primeira mostra individual de caráter mais institucional, apesar de já es- tar representada em várias coleções e ter participado de muitas exposições coletivas. Ela traz para o MAM uma série de trabalhos que lidam com a ausência e com lugares de passagem, com a constituição/construção de ambientes estranhos, desabitados, esvaziados de temporalidade.

Escrevendo sobre a série Azul a artista observa que a utilização do vidro como suporte veio de sua ne- cessidade de trazer para as paisagens marinhas algo do molhado que toca o olhar quando estamos diante do mar. O vidro, com sua transparência e sua propriedade líquida, acrescentava ao desenho algo que faltava ao papel. A experimentação com o suporte decorre também de sua procura por meios expressivos impuros, misturando fotografia e desenho, percepção e expressão, olho e mão, impressão e construção.

A ausência de pessoas não implica a ausência do humano. Ele aparece como uma espécie de fantasma, como um resíduo imaterial que produz um movimento que atravessa muitas de suas imagens. É como se as pessoas tivessem acabado de sair de cena, nos transformando em espectadores de um mundo cansado da presença humana. Diante destas imagens acabamos em uma espécie de suspensão entre a percepção de lugares em que nunca estivemos e de não-lugares em que estamos constantemente.

Luis Camillo Osório, Curador, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro