GALERIA ARTISTAS
flag
 
 

RAFAEL ADÓRJAN
25.05 a 09.06
Coletiva Transeuntes | Espaço Casa da Ladeira - Santa Tereza, RJ

A exposição coletiva Transeuntes reúne 14 visões que atravessam diferentes tempos e espaços. Ao cruzar com cada obra, o espectador é convidado a adentrar um recorte particular de uma história em movimento. Com vídeo, fotografia e instalações, a mostra traz o trabalho de Daniel Beerstecher, Khalil Charif, Daniela Alves, Rafael Adorján, Jac Siano, Pedro Teixeira, Ali Khodr, Camila Mello, Fabiane Borges, Cristina Amiran, Pedro França, AnaCris Loureiro e Silvia Magalhães Pinto. A abertura está marcada para sábado, 25 de maio, a partir das 16h, na Casa da Ladeira em Santa Teresa.

O fio condutor da exposição é o trânsito e o enfrentamento do espaço. Vamos acompanhar o alemão Daniel Beerstecher (que no ano passado fez projeto com Hamish Fulton, em São Paulo) atravessar uma cidade levando nas costas um pássaro engaiolado até desembocar no mar, mergulhar em vertiginoso vai-e-vem na na terra das ilusões perdidas pelo olhar de Khalil Charif, flutuar no abandono de uma pessoa ouvindo seu eco nas ruínas de uma casa (trabalho de Daniela Alves & Rafael Adorján premiado esse ano IV Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia de Belém, no Pará) e muito mais.

Para a curadora Fernanda Pequeno, a seleção “diz respeito à observação e ao compartilhamento de um espaço comum a indivíduos com procedências e expectativas diferentes, e o transitar apresenta surpresas e percalços, provenientes do imponderável da própria caminhada”. Transeuntes permite que público pule do urbano ao rural, passando por diversos países e cidades, em “imersões, suspensões e experiências desaceleradas”, diz Pequeno. A mostra fica em cartaz até 9 de junho no Ateliê Casa da Ladeira Arte Visuais.

Texto: Arte Hall - http://www.artehall.com.br/curtas/transeuntes-cartografias-poeticas-do-urbano-ao-rural/