|
VICENTE DE MELLO | EXPOSIÇÃO BRASÍLIA UTOPIA LÍRICA
Paço Imperial recebe individual de Vicente de Mello
Exposição
Brasília Utopia Lírica
Vicente de Mello
Paço Imperial - Rio de Janeiro Inauguração em 28 de novembro de 2013 as 18 hs
Brasília Utopia Lírica é uma série fotográfica inédita, que Vicente de Mello realizou em 2011, e propõe uma leitura subjetiva e atemporal da cidade de Brasília, há muito tempo pensada pelo fotografo, em conceber um ensaio fotográfico, que conceituasse sua visão particular so- bre arquitetura e urbanismo.
Brasília remete a diversas características de registro de cidade: arquitetônico, renovador, expansionista e documental; um marco na fotografia moderna brasileira, incessantemente fotografada, o que desencadeia invariavelmente seu desgaste imagético.
Tendo essa premissa como base de pesquisa, Vicente de Mello, trazer à tona um pensamento mais amplo sobre cidades, atentando para as possibilidades de desvios dos caminhos já tradi- cionalmente trilhados e despindo-se de vícios do olhar.
São 23 fotografias em preto e branco, em dois formatos, 120 x 120 cm e 60 x 60 cm, de uma cidade atualizada, em sua fotogenia clássica, onde é pontuada uma reorganização da narrativa histórica iconográfica.
Fotografias de lugares marcantes e conhecidos, mas também dos poucos comentados, como a Torre de TV, desenhada por Lucio Costa, formas desconhecidas dos edifícios funcionais, militares e religiosos de Oscar Niemeyer, os painéis de potencialidade moderna e afetiva de azulejo, concreto e inox de Athos Bulcão e nova Ponte JK de arquiteto Alexandre Chan.
Cada fotografia tem em seu título, um traço identificador, como uma fagulha que desencadeia o vigor da imagem. Este cruzamento palavra-imagem ganha potencialidades tão impensáveis quanto sua percepção e o olhar ganha a promessa de escapar da temporalidade.
A primeira exibição será de 29 de novembro de 2013 a 16 de fevereiro de 2014, no Paço Impe- rial, a convite do diretor Lauro Cavalcanti, com curadoria e texto de Beatriz Lemos e Waldir Barreto.. |
|
|