GALERIA ARTISTAS
flag
 
 

GERALDO SOUZA DIAS | SPREEKWOORDEN, OS PROVÉRBIOS HOLANDESES
06.03.2012 à 31.03.2012
Espaço Cultural da Biblioteca Nadir Kfoury da PUC SP

Coordenados por Geraldo Souza Dias, professor da disciplina “Palavra & Imagem” do programa de pos-graduacão da Escola de Comunicacões e Artes da USP, 18 artistas plásticos expõem pinturas, fotografias, colagens, objetos, vídeo e instalações que dialogam com a obra Os Provérbios Holandeses, de Pieter Bruegel, no Espaço Cultural da Biblioteca Nadir Kfoury da PUC SP.

A exposição “spreekwoorden os provérbios holandeses”, que abre no dia 6 de marco de 2012 no espaço expositivo da Biblioteca Nadir Kfoury da PUC, em São Paulo, toma como referência a obra homônima de Pieter Bruegel (1525-1569) de 1559.

No trabalho de Bruegel, uma aldeia à beira de um rio próximo ao mar é o cenário para ações aparentemente cotidianas de seus habitantes. Relacionando múltiplas pequenas cenas, o artista cria uma grande paisagem urbana onde, de acordo com os historiadores de arte alemães identificam-se 118 provérbios ilustrados por imagens ou motivos presentes na pintura. Os provérbios exibem a tolice e o absurdo do comportamento humano e dão visualidade a conceitos como traição, mentira e hipocrisia. Pode se dizer que Bruegel cria uma “paisagem proverbial”.

A exposição permanece ao publico até o dia 31 de marco e o horário de visitação e de 2a a 6a das 8 as 22 e aos sábados das 9 as 17h, no Espaço Expositivo da Biblioteca Nadir Kfoury da PUC, Rua Monte Alegre 984,    Perdizes, Sao Paulo. Entrada franca.   

Artistas participantes: Ana Estareguy,  Cassia Castro, Fernanda Grigolin, Geraldo Souza Dias, Josiane Cavalcanti, Julio de Ló, Lucas Jara, Matiko Sakai, Margarete Barbosa, Mariana Parzewski, Marli Takeda, Monica Barth, Patrícia Miranda, San Bertini, Teresinha Chiri, Tiago Gomes, Vagner Godói e Wagner Leite Viana.