Durante os últimos dez anos, Fernanda Chieco tem desenvolvido projetos artísticos resultantes de experiências dentro e fora do Brasil. Participou de residências artísticas na República Tcheca, Irlanda, Reino Unido e Coréia do Sul, onde realizou pesquisas e produziu séries de obras inéditas.
O foco central de sua pesquisa é comportamento humano, principalmente quando relacionado a situações onde as pessoas criam e executam regras para sobrevivência em grupo. Acredita que estas situações oferecem uma gama infinita de assuntos que extrapolam contra-sensos de relacionamento.
No processo de trabalho, faz constante uso de sua meticulosa aptidão de gerar equívocos ao interpretar os fatos da vida. Assim, cria pseudo-teorias assumindo o papel de um anti-cientista, preocupado em criar desvios aos caminhos que levam as idéias e teorias, gerando hipóteses que revelem novas maneiras de se desentender as coisas.
Imagem:
Campos de Batalha (detalhe) - Operação elefante envia tropas de combate para a terra do castor, desenho sobre papel, 110x45cm, 2008