GALLERY ARTISTS
flag
 
 

COURSE: " A CONTEMPORARY LOOK AT ARTS”
March 7, 14, 21 and 27th (Wednesdays)
The main transformations of concepts and languages throughout the 20th Century. Coordination by Ana Amélia Geniolli.

Das 19h30 às 21h30

As principais transformações de conceitos e linguagens ao longo do século 20.
Coordenação de Ana Amélia Geniolli.

INVESTIMENTO:
Duas parcelas de R$ 100,00; uma no ato da inscrição e outra para o dia 20 de março
Inscrições pelo fone 3086 4224 ou pelo e-mail
recadoemdestaque@superig.com.br

Objetivos gerais:
Propiciar o conhecimento dos movimentos artísticos e trabalhos de arte do início do século até a contemporaneidade. Tratar das questões específicas de cada período histórico. Inserir estas questões dentro de uma reflexão sobre conceitos e realização estética.

Objetivo específico:
Aproximar o aluno dos assuntos discutidos atualmente em artes, o local e o formato de apresentação destes trabalhos, no Brasil e em outros países. Ampliar o repertório do aluno para aperfeiçoar sua capacidade de percepção da obra de arte.


Conteúdo programático:

MÓDULO 1: Arte e Conceito
Uma observação de trabalhos artísticos pelo viés conceitual. O curso parte de uma introdução das questões que norteavam o ambiente artístico na passagem do século XIX para o século XX e seqüencialmente abordará os principais movimentos internacionais até a década de 60.

Estratégia – Formas pedagógicas:
O curso é dividido em módulos por tema a ser abordado em 4 aulas.
Em cada módulo haverá exposição de material teórico com projeções de 150 slides.Conjuntamente às aulas serão propostas indicações de leituras complementares e discussões sobre os assuntos tratados.

Cronograma:

O curso será dividido em aproximadamente 4 aulas com 2h30 cada aula.

AULA 1- Introdução através de questões e aspectos que orientam os trabalhos de arte atualmente tais como: idéias e significados formas e materiais.
Serão apresentados trabalhos de diferentes épocas que ilustrem os conceitos apresentados.
Apresentação dos movimentos Cubismo, Dadá e Surrealismo e movimentos pós-guerra como o Cobra, Gutai, Ultraletristas, Neo-realistas, Neo dadás e os Situacionistas.

AULA 2 – Verificação do período pós-guerra e 1ª guerra – a formação de uma cultura americana com análise do movimento expressionista abstrato.
Fim dos anos 50 – A formação do grupo Fluxus: principais participantes, performances e trabalhos de arte.
Início dos anos 60 – A formação da Pop arte e o Minimalismo nos Estados Unidos.
Apresentação de algumas experimentações artísticas do período por artistas brasileiros.

AULA 3 – Introdução sobre os movimentos concreto e neoconcreto, as exposições Opinião 65 e 66 e o Grupo Rex. A influência da Pop Arte americana e suas diferenças com a nova figuração brasileira. Finaliza com análises mais específicas do trabalho de Lygia Clark e Hélio Oiticica.

Aula 4 – Os anos 60 a 68. Análise de 8 trabalhos de arte conceituais de artistas internacionais. As diferenças das artes americana e européia e as variedades da arte conceitual. Finaliza com análises da Land Art e Arte Povera.

Público alvo:
Estudantes e pessoas com interesse em artes plásticas em geral, sem formação “padrão” específica e com desejo em se aprofundar nas questões contemporâneas da arte. O curso será ministrado de forma simples e fácil compreensão a todos os níveis, com citações de eventos e exercícios de observação que fazem parte do cotidiano em geral.

Coordenação:
Ana Amélia Genioli

• Concluiu em 2005 o mestrado pelo Programa de Comunicação e Semiótica da PUC-SP.
• Em 2001 foi aluna convidada no doutorado da Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade Autonoma de Barcelona, Espanha.
• Em São Paulo, Participou de diversas exposições coletivas em instituições tais como Paço das Artes, SESC, Museu de Arte Contemporânea, Museu Brasileiro da Escultura, Museu de Arte de São Paulo e Espaço Cultural Porto Seguro.
• Sua primeira individual foi em 1994 na Itaúgaleria, Vitória.
• Em 1999 realiza a exposição individual “Passagens” no Centro Cultural Yves Alves, Tiradentes, MG.
• Realizou as instalações “Sem Título” em 2001 para o programa Metrópolis da TV Cultura e “Vitrini” em 2001/2002 para a Galeria SESC-Paulista.
• Colabora com a experiência Arte Contemporânea na periferia com o projeto “Estrela do Pari” em 2005 e Projeto Pari: 30 artistas na Biblioteca em 2006.
• Participa em 2006 da Mostra de Arte Brasileira da Coleção do Sesc e da exposição Transparência na Galeria Eduardo H. Fernandes em São Paulo.
• Também em 2006 faz exposição individual Per.médio, Per.tinência, Per.aí na Galeria Eduardo H Fernandes
• Em 2007 participa da exposição coletiva na Galerie Sycomere Art em Paris

Cursos ministrados
1999/2000 “Exercício do olhar contemporâneo”
FUNREI - 12º e 13º Inverno Cultural de São João del Rei - MG
Mostra de Vídeo Documentário de Arte
12º Inverno Cultural de São João del Rei - MG
2000 “Exercício do olhar contemporâneo” Mod.1
MUBE – Museu Brasileiro da Escultura – SP
2000 “Exercício do olhar contemporâneo” SENAC - SP
2000 “Exercício do olhar contemporâneo” Mod. 2
MUBE – Museu Brasileiro da Escultura – SP
2001 “Efervescência Cultural nos anos 60”
MUBE – Museu Brasileiro da Escultura – SP
2004 “Da formação da arte moderna à Efervescência Cultural nos anos 60 – Como os artistas pensavam o Brasil”.
Centro Cultural São Paulo – SP
2004 “Exercício do olhar contemporâneo” Mod.1
Centro Cultural São Paulo – SP



RECADO EM DESTAQUE
recadoemdestaque@superig.com.br
Clóvis Tôrres
(11) 9635 8599
(11) 3086 4224